quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Como poupar dinheiro quando se é universitário


Os tempos de estudante universitário são marcados por tantas experiências boas: descobrir o que se quer fazer na vida, novos amigos e amores, independência dos pais e… pouco dinheiro! Saiba como rentabilizar a sua mesada para ter sempre dinheiro, especialmente para as coisas que interessam!
- Investigue todas as bolsas de estudo existentes e concorra àquelas que sejam adequadas à sua situação. No entanto, quando receber esse dinheiro resista à tentação de começar a gastá-lo impulsivamente – em vez disso, canalize-o para o seu orçamento mensal ou crie um fundo de emergência.
- Em vez de comprar livros, peça emprestado a colegas de outros anos ou procure edições em segunda mão online.
- Informe-se junto da sua instituição financeira, qual a melhor conta para um estudante universitário e quais as principais vantagens. Resista à obtenção de um cartão de crédito.
- Uma excelente forma de poupar dinheiro é fazer dinheiro, por isso, porque não arranjar um part-time?
- Sempre que puder, traga alimentos ou outras coisas que normalmente precisa de comprar da casa dos seus pais – se a sua mãe oferecer, aproveite!
- Quando for às compras, opte pelas “marcas brancas”, em termos de apresentação e paladar são iguais às “grandes marcas”. A única diferença são as embalagens, o que explica o facto de serem sempre mais baratas.
- Sempre que possível, coma em casa. Se tiver de comer fora, escolha a cantina – oferece as refeições mais baratas da universidade e arredores.
- Aprenda a comer bem e barato – existem inúmeras receitas online que lhe ensinam a fazer isso mesmo.
- Quando viajar, escolha sempre os transportes públicos e não se esqueça de dizer que é estudante: os tarifários são mais baratos!
- Pague sempre as contas dentro do prazo, se não, vai ter de gastar dinheiro adicional nas multas.
- Saiba sempre quanto dinheiro tem no banco para não gastar o que não tem e ainda ficar a dever ao banco (ou ter de pedir aos pais um adiantamento da mesada!).
- Fazer jantares em casa com os amigos – onde todos trazem um prato ou bebida – fica muito mais em conta do que sair e é igualmente divertido. Se saírem e a ideia for “copos”, o bar universitário tem quase sempre os melhores preços. Em termos de discotecas, procure aquelas com “noite de estudante” – isso implica gastar pouco ou nenhum dinheiro.
- Para qualquer sítio que vá – museus, jardins zoológicos, parques de diversão, lojas – pergunte se existe desconto para estudante. Não custa nada e pode ser surpreendido!
- Traga livros e DVDs da biblioteca da universidade, em vez de comprar ou alugar.
- Utilize todos os recursos que a universidade possa disponibilizar (laboratórios, ginásio, consultas médicas, posto de enfermagem) – afinal de contas, é para isso que servem as propinas. 


http://saberpoupar.com/artigos/como-poupar-dinheiro-quando-se-universitario

1 comentário:

  1. epa mt obrigado! n tenho o habito de perguntar nada dos descontes de estudante e ontem perguntei e paguei menos! mt bacano. thanks, continuem com os bons conselhos!

    ResponderEliminar