quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Algumas dicas para poupar energia em casa


Cada um dos nossos gestos diários requer a produção de energia, o que custa dinheiro. Entre água, electricidade e gás, os gastos com a energia em casa podem acumular rapidamente, no entanto, existem inúmeros pequenos truques que, postos em prática, vão ajudá-lo a poupar energia e, consequentemente, dinheiro.
- No Verão, troque o ar condicionado por uma ventoinha de teto, de janela ou de pé e poupe cerca de 10% na factura da electricidade.
- No Inverno, ligue a ventoinha de tecto ao contrário, ou seja, na direcção contrária aos ponteiros do relógio e conseguirá baixar e fazer circular o ar quente que se acumula no tecto, aquecendo assim a casa.
- Um recuperador de calor é três vezes mais eficiente do que uma lareira aberta.
- Crie o hábito de desligar a luz sempre que sai de uma divisão para a qual não vai voltar tão cedo.
- Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de baixo consumo e/ou lâmpadas fluorescentes – estas últimas duram aproximadamente 2 anos e consomem cerca de 35% menos energia.
- Desligue todos os botões de standby dos electrodomésticos – mesmo não estando a ser utilizados, se a luz de standby estiver acesa continuam a consumir energia e a aumentar a factura da electricidade.
- Na aquisição de qualquer electrodoméstico, escolha sempre os modelos com a maior eficiência energética – o investimento inicial pode ser maior, mas as poupanças futuras serão de longo prazo.
- Depois de carregar o telemóvel, MP3 ou máquina fotográfica, não deixe os carregadores nas tomadas, isto porque continuarão a gastar energia.
- Feche a torneira da água enquanto lava os dentes, as mãos, faz a barba ou trata da loiça do pequeno-almoço. Por exemplo, uma torneira tradicional deita cerca de 9 litros de água por minuto: se perder 1 minuto a lavar os dentes, 3 vezes por dia com a água sempre a correr, gasta 27 litros de água – num mês são mais de 800 litros de água. Não há forma mais simples de começar já a poupar água, energia e dinheiro.
- Troque os banhos de imersão por duches.
- Torne o autoclismo mais eficiente em termos energéticos ao descarregar menos vezes, colocando uma garrafa de água cheia no depósito ou através da instalação de autoclismos duplos ou equipados com um botão de controlo.
- Ponha as máquinas de lavar roupa e de lavar loiça a funcionar apenas quando estiverem cheias.
- Em vez de utilizar uma máquina de secar roupa, seque-a ao ar livre.
- Adira à tarifa bi-horária, programe as máquinas para trabalharem exclusivamente de noite e veja a sua conta de electricidade a diminuir.
- O frigorífico é um dos electrodomésticos que mais energia gasta numa casa, por isso, evite abrir e fechar a sua porta muitas vezes seguidas, optando antes por retirar ou guardar tudo o que precisa de uma só vez.
- Não deixe o ferro de engomar ligado se deixar de passar a ferro durante alguns minutos – um ferro de engomar gasta tanto como 10 lâmpadas de 100 watts, por isso, não desperdice essa energia e esse dinheiro!
- Quando passar a ferro, passe a maior quantidade de roupa possível, aproveitando o facto da tábua e do ferro já se encontrarem quentes, e evitando o consumo excessivo de energia que ligar e desligar um ferro inúmeras vezes requer.
- Quando estiver a assar ou a cozer algo no forno, evite abrir a porta do mesmo muitas vezes, caso contrário perde cerca de 25% de calor, para além de gastar mais energia para voltar a aquecer o forno.
- Desligue as bocas do fogão ou o forno alguns minutos antes do tempo previsto. O calor acumulado acabará de cozinhar os alimentos na perfeição, enquanto poupa energia.
-Não coloque alimentos ainda quentes ou mornos no frigorífico – caso contrário o frigorífico terá de consumir mais energia para os arrefecer eficazmente.
- A instalação de um painel solar doméstico é óptimo para aproveitar a energia solar, aquecendo a casa e a água. 


http://saberpoupar.com/artigos/40-dicas-para-poupar-energia-casa

Sem comentários:

Enviar um comentário