segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

13 dicas para poupar combustível

Com o preço do petróleo a atingir novos máximos quase diariamente, nunca foi tão caro abastecer um automóvel – seja a gasolina ou a gasóleo – esteja em que ponto do globo estiver. Hoje em dia poupar combustível é sinónimo de poupar dinheiro… veja como!
  1. Comparar preços. O preço do combustível hoje poderá não ser o mesmo amanhã e talvez o posto de abastecimento ao lado do escritório oferece preços mais baratos do que aquele ao pé de casa.
  1. Cheio, por favor. Sempre que vá abastecer, ateste o depósito de combustível. Com as deslocações extra ao posto, vai acabar por gastar mais dinheiro se tentar abastecer pouco de cada vez.
  1. Abastecer pela fresca. A melhor altura do dia para abastecer o seu automóvel é de manhã cedo ou à noite, ou seja, nos períodos mais frescos do dia.
  1. Conduza devagar. A condução a altas velocidades também faz com que o combustível desapareça a olhos vistos! Para além de ser melhor para o ambiente e para o seu nível de stress, conduzir devagar vai permitir que abra menos vezes a carteira.
  1. Carro para toda a obra. Antes de sair para ir ao supermercado, por exemplo, pense em todos os outros sítios aos quais possivelmente terá que se deslocar mais tarde ou nos próximos dias e faça tudo de uma só vez!
  1. Manutenção em dia. Um carro em perfeita saúde, é um carro que vai ter uma performance mais eficaz e com consumos normais. Para garantir isso, siga estas recomendações básicas: verificar periodicamente a pressão dos pneus, o óleo, os filtros de ar, o alinhamento da direcção, o motor, etc.
  1. Ar condicionado q.b. Quando o calor realmente aperta, claro que sabe bem fechar os vidros do carro e ligar o ar condicionado. Fora disso, utilize o bom senso e não passe cada viajem a ligar e a desligar o AC, a pôr mais fresco, só para cinco minutos depois aumentar a temperatura.
  1. Sempre desligado. Compensa sempre desligar o carro – enquanto espera por alguém ou vai levantar dinheiro, nas filas de trânsito e até num semáforo demorado ou numa passagem de nível.
  1. Estacionar à primeira. Chegado ao destino, estacione sempre no primeiro lugar que encontrar. É bem melhor caminhar um bocadinho do que a andar às voltinhas a perder a paciência e a gastar combustível, não acha?
  1. Sombra vs. Sol. Se estacionar ao ar livre, prefira sempre os locais com sombra. Isto porque um carro estacionado ao sol, seja no Verão, seja no Inverno, favorece a evaporação da gasolina.
  1. Estude as suas rotas. Há sempre mais do que uma maneira de chegar ao mesmo sítio. Utilize o computador de bordo para medir consumos e escolher os percursos mais económicos.
  1. Troque de carro. Neste campo, existem várias formas de economizar: venda um dos carros da família; troque um carro a gasolina por um a gasóleo; se vai comprar, considere adquirir um automóvel mais pequeno, um híbrido, um carro que funcione a GPL ou, porque não, um scooter?
  1. Deixe o carro na garagem. Nos dias que correm, a melhor forma de poupar nos combustíveis é, sem dúvida, deixar o carro em casa. Vá a pé, de bicicleta, de transportes públicos ou combine boleias colectivas com amigos e colegas de trabalho.


http://saberpoupar.com/artigos/13-dicas-para-poupar-combustivel

    Como poupar dinheiro nos momentos de lazer

    Os momentos de lazer são aqueles minutos ou horas de um dia ou fim-de-semana onde esquecemos todas as nossas responsabilidades e preocupações e dedicamo-nos inteiramente à diversão. No entanto, para que o seu tempo livre seja realmente divertido e inesquecível, não precisa de gastar muito dinheiro, o que é uma boa noticia, para si e para a sua carteira.
    • Combine as sessões de cinema para as tardes ou noites mais baratas da semana, levando o seu cartão de estudante ou de idoso para beneficiar de promoções especiais.
    • Renove o seu cartão da biblioteca municipal e leve emprestado para casa centenas de livros, CDs e DVDs… tudo de graça.
    • De vez em quando, os grandes hipermercados colocam os seus stocks de livros, CDs e DVDs em saldos e pode conseguir comprar três ou quatro artigos pelo preço normal de apenas um.
    • Existem muitos museus, galerias de arte, jardins zoológicos, parques de diversão, jardins temáticos que oferecem preços de entrada mais acessíveis ou até gratuitos durante certos dias ou horas da semana – não custa nada marcar a saída para um desses dias e ainda ganha com isso.
    • Deixe de comprar jogos para a Playstation ou computador e procure trocar os que tem com os dos seus amigos. 
    • Se vai comer fora e quer experimentar um novo restaurante, faça-o à hora do almoço e, preferencialmente, durante a semana, para poder usufruir dos preços especiais das diárias.
    • Se é sócio de alguma associação desportiva, social, cultural ou profissional, verifique quais as vantagens de se ser membro: muitas vezes, pode ter descontos em eventos diversos, hotéis, espaços culturais ou outros locais de interesse.
    • Existem muitas actividades divertidas como uma tarde de rafting, um passeio de barco ou de helicóptero que, se forem reservadas para um grupo, ficarão muito mais baratas do que se forem usufruídas por apenas duas ou três pessoas.
    • Em vez de sair e ir tomar café ou uns copos com os amigos, convide-os até sua casa e divirtam-se com uma noite de jogos de tabuleiro e de bar aberto.
    • Dedique-se a um projecto que possa desenvolver em casa: construir uma casa numa árvore para os seus filhos, confeccionar um vestido ou umas calças, recuperar um velho carro… Se não sabe como fazer isto ou aquilo, aproveite para aprender e utilize a Internet para fazer toda a sua pesquisa.
    • Esteja sempre atento à agenda cultural da sua cidade – haverá sempre alguma mostra, seminário, exibição, festival, feira, peça de teatro ou concerto com entrada gratuita. Aproveite!


    http://saberpoupar.com/artigos/como-poupar-dinheiro-momentos-lazer

    6 formas de receber os amigos sem gastar muito dinheiro

     Quem não gosta de encher a casa com os amigos, oferecendo um jantar saboroso e uma noite inesquecível? Todos! Mas planear e executar um evento social em casa implica sempre custos, por vezes elevados. Da próxima vez que quiser fazer um convite aos amigos, mune-se destas dicas e receba-os bem, mas sem gastar muito.
    - Mesa maravilhosa. Quer inovar com a decoração da mesa, mas não quer gastar dinheiro? Misture peças de vários serviços para criar uma mesa contemporânea e inesperada; aprenda uma nova forma de dobrar e apresentar guardanapos; crie argolas de guardanapo com pedaços de um rolo de cartão (de papel de cozinha por exemplo), forrado com tecido ou papel com textura; os marcadores de lugares com os nomes dos convidados podem ser escritos e dispostos em mil e um objectos originais e de baixo custo; faça um centro de mesa original com aquilo que tem em casa (uma taça de vidro cheia de limões, pedras ou conchas); um arranjo floral com ramos de árvore e folhas do quintal ou três rosas em três jarras solitárias.
    - Iluminação perfeita. As velas são o melhor investimento possível para a decoração da casa porque, para além de serem económicas (sempre que as vir em promoção compre!), podem ser usadas vezes sem conta. Para além disso, não precisa mais do que meia dúzia de velas espalhadas pela mesa e sala de jantar para criar um ambiente espectacular, que vai certamente impressionar os amigos!
    - Menu económico. Existem milhares de receitas económicas disponíveis na Internet, à distância de um clique, ou seja, planeie bem a refeição que vai servir antes de ir para o supermercado à busca de inspiração. Assim, irá com uma lista de ingredientes restrita e não corre o risco de comprar produtos desnecessários. Em alternativa, desafie-se a criar uma deliciosa refeição com aquilo que tiver, no momento, dentro da despensa, frigorífico e congelador. Quando planear a refeição pense também na apresentação do prato que, não tendo de ser caro, pode parecer um luxo!
    - Jantar rolante. Quer reunir os amigos de forma diferente e económica? Enquanto anfitrião, oferece a casa, a decoração, a mesa e as bebidas… os amigos trazem dois pratos – um salgado e um doce – e monta-se um buffet para todos provarem! Simples e divertido, no próximo mês repetem na casa de outra pessoa e assim sucessivamente.
    - TOSA – Traga o seu Álcool! Uma das maiores despesas associadas a receber amigos em casa podem ser as bebidas – alcoólicas e até refrigerantes – por isso, se vai oferecer um jantar ou almoço, peça aos amigos para trazerem o vinho ou outra bebida da sua preferência.
    - Depois do jantar. Acaba-se o jantar e há quem queira sair – ir até um bar, discoteca ou ao cinema, o que implica gastos adicionais. Para continuar com uma noite economicamente divertida, planeie uma sessão de entretenimento para o pós-jantar: disponha uma selecção de DVDs, faça pipocas e vejam um filme; sentem-se na varanda ou no pátio com um digestivo, música de fundo e boa conversa; organizem concursos de cartas, jogos de tabuleiro, de Wii ou de karaoke e divirtam-se sem gastar um cêntimo!


    http://saberpoupar.com/artigos/6-formas-receber-amigos-sem-gastar-muito-dinheiro

    7 alimentos que não deve comprar em grandes quantidades para poupar dinheiro

           Uma das principais regras para poupar dinheiro na conta de supermercado é comprar artigos não perecíveis em grandes quantidades, aproveitando assim bons descontos e promoções. No entanto, existem alguns alimentos que, por vários motivos, não devem ser adquiridos em grandes quantidades, para não correr o risco de estragarem, irem para o lixo e assim desperdiçar dinheiro.
    - Óleo e azeite: embora estes sejam artigos de mercearia que utilizamos diariamente, fazemos-lhe em quantidades bastante reduzidas e a verdade é que o prazo de validade dos óleos alimentares e dos azeites não é tão extensa quanto isso.
    - Molhos e outros condimentos: quando estão em promoção, estamos tentados a fazer um bom stock de ketchup, mostarda, maionese, compotas, manteiga de amendoim, Nutella e outros condimentos; no entanto, pare para pensar no tempo que demora chegar ao fim de um desses frascos. Muito! E uma vez que a maioria dos molhos e outro tipo de condimentos têm um prazo de validade curto – 6 a 12 meses – não vale a pena adquiri-los em grande quantidade, pois provavelmente não terá tempo sequer de abrir e saborear todos os frascos.
    - Arroz integral: delicioso e saudável, a verdade é que ao contrário do tradicional arroz branco, o arroz integral tem um prazo de validade mais curto – entre 6 e 12 meses apenas. Se consome mais arroz branco do que integral, não vale a pena comprar este último em grandes quantidades, uma vez que pode estragar-se tão depressa que nem dá conta.
    - Cereais: compõem um excelente pequeno-almoço ou snack e existe uma variedade tão grande no mercado que apetece-nos experimentar vários tipos de cereais, em simultâneo. Evite comprar muitas caixas de cereais porque, para além de durarem muito tempo (utilizamos pouca quantidade de cada vez), uma vez abertos, os cereais podem rapidamente perder o seu sabor e consistência.
    - Especiarias: tal como os molhos e os condimentos, também as especiarias são algo que perdura nos nossos armários e despensas, pois, as quantidades utilizadas são ínfimas, mesmo que sejam diárias. Evite encher o carrinho de compras com frascos e mais frascos de especiarias – uns meros 6 meses depois, já começam a perder a intensidade do seu sabor, ou seja, exactamente aquilo que nelas procuramos.  
    - Nozes e sementes: deliciosos snacks que são também bons para a saúde, as nozes e sementes têm, infelizmente, um prazo de validade entre 1 e 2 meses apenas. Devido ao seu alto teor em gordura, podem tornar-se rapidamente rançosos e impróprios para consumo, por isso, resista à tentação de comprar grandes quantidades de nozes e sementes.
    - Alimentos congelados: práticos e económicos, os alimentos congelados vieram revolucionar e facilitar a forma como cozinhamos hoje, mas, se quer poupar dinheiro na cozinha, evite encher o congelador com este tipo de produtos – após alguns meses, os alimentos congelados (quer sejam legumes, carne ou peixe) começam a ganhar a designada “queimadura de congelador” (desidratação e oxidação que o contacto com o ar produz na comida) roubando os alimentos da sua frescura e sabor.


    http://saberpoupar.com/artigos/7-alimentos-que-nao-deve-comprar-grandes-quantidades-para-poupar-dinheiro

    quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

    Como poupar dinheiro quando se é universitário


    Os tempos de estudante universitário são marcados por tantas experiências boas: descobrir o que se quer fazer na vida, novos amigos e amores, independência dos pais e… pouco dinheiro! Saiba como rentabilizar a sua mesada para ter sempre dinheiro, especialmente para as coisas que interessam!
    - Investigue todas as bolsas de estudo existentes e concorra àquelas que sejam adequadas à sua situação. No entanto, quando receber esse dinheiro resista à tentação de começar a gastá-lo impulsivamente – em vez disso, canalize-o para o seu orçamento mensal ou crie um fundo de emergência.
    - Em vez de comprar livros, peça emprestado a colegas de outros anos ou procure edições em segunda mão online.
    - Informe-se junto da sua instituição financeira, qual a melhor conta para um estudante universitário e quais as principais vantagens. Resista à obtenção de um cartão de crédito.
    - Uma excelente forma de poupar dinheiro é fazer dinheiro, por isso, porque não arranjar um part-time?
    - Sempre que puder, traga alimentos ou outras coisas que normalmente precisa de comprar da casa dos seus pais – se a sua mãe oferecer, aproveite!
    - Quando for às compras, opte pelas “marcas brancas”, em termos de apresentação e paladar são iguais às “grandes marcas”. A única diferença são as embalagens, o que explica o facto de serem sempre mais baratas.
    - Sempre que possível, coma em casa. Se tiver de comer fora, escolha a cantina – oferece as refeições mais baratas da universidade e arredores.
    - Aprenda a comer bem e barato – existem inúmeras receitas online que lhe ensinam a fazer isso mesmo.
    - Quando viajar, escolha sempre os transportes públicos e não se esqueça de dizer que é estudante: os tarifários são mais baratos!
    - Pague sempre as contas dentro do prazo, se não, vai ter de gastar dinheiro adicional nas multas.
    - Saiba sempre quanto dinheiro tem no banco para não gastar o que não tem e ainda ficar a dever ao banco (ou ter de pedir aos pais um adiantamento da mesada!).
    - Fazer jantares em casa com os amigos – onde todos trazem um prato ou bebida – fica muito mais em conta do que sair e é igualmente divertido. Se saírem e a ideia for “copos”, o bar universitário tem quase sempre os melhores preços. Em termos de discotecas, procure aquelas com “noite de estudante” – isso implica gastar pouco ou nenhum dinheiro.
    - Para qualquer sítio que vá – museus, jardins zoológicos, parques de diversão, lojas – pergunte se existe desconto para estudante. Não custa nada e pode ser surpreendido!
    - Traga livros e DVDs da biblioteca da universidade, em vez de comprar ou alugar.
    - Utilize todos os recursos que a universidade possa disponibilizar (laboratórios, ginásio, consultas médicas, posto de enfermagem) – afinal de contas, é para isso que servem as propinas. 


    http://saberpoupar.com/artigos/como-poupar-dinheiro-quando-se-universitario

    Algumas dicas para poupar energia em casa


    Cada um dos nossos gestos diários requer a produção de energia, o que custa dinheiro. Entre água, electricidade e gás, os gastos com a energia em casa podem acumular rapidamente, no entanto, existem inúmeros pequenos truques que, postos em prática, vão ajudá-lo a poupar energia e, consequentemente, dinheiro.
    - No Verão, troque o ar condicionado por uma ventoinha de teto, de janela ou de pé e poupe cerca de 10% na factura da electricidade.
    - No Inverno, ligue a ventoinha de tecto ao contrário, ou seja, na direcção contrária aos ponteiros do relógio e conseguirá baixar e fazer circular o ar quente que se acumula no tecto, aquecendo assim a casa.
    - Um recuperador de calor é três vezes mais eficiente do que uma lareira aberta.
    - Crie o hábito de desligar a luz sempre que sai de uma divisão para a qual não vai voltar tão cedo.
    - Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de baixo consumo e/ou lâmpadas fluorescentes – estas últimas duram aproximadamente 2 anos e consomem cerca de 35% menos energia.
    - Desligue todos os botões de standby dos electrodomésticos – mesmo não estando a ser utilizados, se a luz de standby estiver acesa continuam a consumir energia e a aumentar a factura da electricidade.
    - Na aquisição de qualquer electrodoméstico, escolha sempre os modelos com a maior eficiência energética – o investimento inicial pode ser maior, mas as poupanças futuras serão de longo prazo.
    - Depois de carregar o telemóvel, MP3 ou máquina fotográfica, não deixe os carregadores nas tomadas, isto porque continuarão a gastar energia.
    - Feche a torneira da água enquanto lava os dentes, as mãos, faz a barba ou trata da loiça do pequeno-almoço. Por exemplo, uma torneira tradicional deita cerca de 9 litros de água por minuto: se perder 1 minuto a lavar os dentes, 3 vezes por dia com a água sempre a correr, gasta 27 litros de água – num mês são mais de 800 litros de água. Não há forma mais simples de começar já a poupar água, energia e dinheiro.
    - Troque os banhos de imersão por duches.
    - Torne o autoclismo mais eficiente em termos energéticos ao descarregar menos vezes, colocando uma garrafa de água cheia no depósito ou através da instalação de autoclismos duplos ou equipados com um botão de controlo.
    - Ponha as máquinas de lavar roupa e de lavar loiça a funcionar apenas quando estiverem cheias.
    - Em vez de utilizar uma máquina de secar roupa, seque-a ao ar livre.
    - Adira à tarifa bi-horária, programe as máquinas para trabalharem exclusivamente de noite e veja a sua conta de electricidade a diminuir.
    - O frigorífico é um dos electrodomésticos que mais energia gasta numa casa, por isso, evite abrir e fechar a sua porta muitas vezes seguidas, optando antes por retirar ou guardar tudo o que precisa de uma só vez.
    - Não deixe o ferro de engomar ligado se deixar de passar a ferro durante alguns minutos – um ferro de engomar gasta tanto como 10 lâmpadas de 100 watts, por isso, não desperdice essa energia e esse dinheiro!
    - Quando passar a ferro, passe a maior quantidade de roupa possível, aproveitando o facto da tábua e do ferro já se encontrarem quentes, e evitando o consumo excessivo de energia que ligar e desligar um ferro inúmeras vezes requer.
    - Quando estiver a assar ou a cozer algo no forno, evite abrir a porta do mesmo muitas vezes, caso contrário perde cerca de 25% de calor, para além de gastar mais energia para voltar a aquecer o forno.
    - Desligue as bocas do fogão ou o forno alguns minutos antes do tempo previsto. O calor acumulado acabará de cozinhar os alimentos na perfeição, enquanto poupa energia.
    -Não coloque alimentos ainda quentes ou mornos no frigorífico – caso contrário o frigorífico terá de consumir mais energia para os arrefecer eficazmente.
    - A instalação de um painel solar doméstico é óptimo para aproveitar a energia solar, aquecendo a casa e a água. 


    http://saberpoupar.com/artigos/40-dicas-para-poupar-energia-casa