segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Famílias abdicam de presentes para doar dinheiro a pobres


Várias famílias abdicaram da troca de presentes de Natal e entregaram o dinheiro a instituições que apoiam os mais pobres. Em ano de crise, e com os pedidos de ajuda sempre a aumentar, os donativos para o fundo social criado pela Igreja Católica dispararam na época natalícia, totalizando mais de 44 mil euros só em Dezembro.
A Cáritas diz não ser possível precisar quantas pessoas decidiram não trocar presentes e doar o montante ao fundo, porque a maioria não explicitou abertamente essa opção quando fez a transferência. "No entanto, algumas fizeram-no. E se tivermos em conta que em Dezembro houve 142 doações, com um valor médio de 278euro euros, podemos extrapolar que algumas terão abdicado, se não na totalidade, pelo menos em parte dos presentes", disse ao DN André Chagas, da Cáritas.
Já em 2009 algumas pessoas tinham tomado esta decisão e entregado o dinheiro ao projecto Igreja Solidária, também gerido pela Cáritas e pela diocese de Lisboa.
No total, o fundo criado em Junho pelos bispos portugueses para apoiar as famílias em maiores dificuldades financeiras conta agora com mais de 166 mil euros. Os donativos foram dados por particulares e empresas, e alguns somam vários milhares de euros.
Parte do dinheiro angariado desde o Verão já foi distribuído por mais de 50 famílias no dia 15 de Dezembro. André Chagas explicou ao DN que os pedidos das famílias são feitos nos atendimentos locais (paróquias), encaminhados para a diocese que, se não tiver forma de responder ao pedido por já ter esgotado a sua verba, o reencaminha para a equipa do fundo. 


http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1746898

Sem comentários:

Enviar um comentário